A cidade de Bauru sempre foi destaque no polo aquático nacional, e do desporto em geral. O início das atividades deste esporte na cidade se deu ainda na década de 50 e a cidade sempre esteve sempre presente no cenário nacional, disputando grandes competições pelo país. Com o declínio da cultura dos clubes aquáticos na cidade de Bauru, a modalidade que por tantos anos foi representada pelo clube da cidade de Bauru.
Iniciação, categorias de base e equipe principal.
O polo aquático é um esporte olímpico coletivo, semelhante no princípio básico do handebol. As equipes devem tentar jogar a bola dentro da baliza adversária, defendida pelo goleiro, sendo praticado dentro de uma piscina.
A piscina para a prática do polo aquático tem medidas mínimas de 25m (vinte e cinco) metros de cumprimento por 12m (doze metros de largura). Referido campo para a prática do polo aquático não pode dar pé aos praticantes, devendo os mesmos ficarem durante toda a partida se movimentando.
As duas regras básicas oficiais são: a bola não pode ser segurada com as duas mãos juntas por qualquer jogador com exceção do goleiro, a bola não pode ser afundada por qualquer jogador quando atacado.
As equipes são compostas por 01 (um) goleiro e 06 (seis) jogadores na linha.